Terapia Manual
Largamente empregadas em diversos tipos de problemas traumato-ortopédicos, como pós-operatórios, entorses, tendinites, hérnias de disco, cefaléias e como forma preventiva a diversas lesões do esporte e trabalho, a Fisioterapia Manual, ou simplesmente Terapia Manual, não é uma técnica específica, mas sim a descrição um grupo de técnicas onde o fisioterapeuta utiliza apenas as mãos para ministrar o tratamento proposto. Dentre as várias técnicas que se destacam pela eficiência, pode-se citar: maitland, mulligan, mioterapia, osteopatia e liberação miofascial.

Os benefícios das técnicas advém da sua capacidade de afetar propriedades mecânicas dos tecidos como elasticidade, força e alongamento; tratando disfunções neuromusculares decorrentes de doenças e lesões músculo-esqueléticas como perda de equilíbrio e movimento, além de causar reações psicológicas que apresentam uma resposta somática traduzida pelo relaxamento e sensação de bem estar.

Através da terapia manual pode-se atuar diretamente na causa do problema e não somente nos sintomas, os quais são apenas conseqüência de uma provável biomecânica neuro-músculo-esquelética em disfunção e é por isso, que o terapeuta manual deve possuir formação qualificada, sendo competente para a realização do diagnóstico e tratamento das disfunções ortopédicas em geral.

A procura por recursos manuais vem crescendo e sendo cada vez mais conhecida pela população, principalmente por aqueles insatisfeitos com os resultados da "fisioterapia convencional", visto que além da maior resolutividade, pode-se obter melhora significativa já na primeira sessão de atendimento.