RPG
A Reeducação Postural Global baseia-se em três princípios sólidos que são a Individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente), a Causalidade (deve se buscar a verdadeira causa do problema, que pode estar distante do sintoma) e a Globalidade (deve-se tratar o corpo como uma unidade a fim de se evitar compensações e resolver definitivamente a causa do problema).

A Reeducação Postural Global (RPG), é uma técnica fisioterapêutica de origem francesa desenvolvida por Phillipe Souchard em 1980, a partir dos trabalhos da também francesa Françoize Mézière. Esta técnica busca fortalecer e alongar músculos e fáscias do corpo humano, os quais, por estarem fracos e/ou retraídos causam desalinhamento no eixo da coluna vertebral e dos membros. Esses desvios podem advir de várias causas, entre elas: maus hábitos posturais e/ou profissionais, alterações congênitas (de nascimento) e fatores emocionais como depressão. Independente da causa, cada pessoa reage de uma forma diferente a essas agressões, necessitando, então, de um tratamento individualizado.

Comparando o corpo humano como um quebra-cabeça, onde uma peça fora do lugar compromete todo o conjunto, assim é quando uma parte do corpo está em desarmonia com o restante. Todo o conjunto reage para compensar e reequilibrar o sistema, então o corpo se torce, retrai-se e curva-se, gerando um ciclo vicioso, já que essas “compensações” causam mais alterações.

O tratamento através da RPG é realizado utilizando-se de posturas estáticas específicas para a correção do problema que o paciente apresenta. Durante toda a sessão o fisioterapeuta passa todo o tempo junto do paciente, observando e reajustando-o na posição correta, a fim de obter a melhor postura desejada. Este método de terapia não se destina somente àqueles que possuem desvios da coluna, alterações segmentares nos membros inferiores e superiores também tem resultados positivos com a técnica, que pode também ser utilizada de maneira preventiva ao aparecimento de dores decorrentes da má postura utilizada durante a prática de diversas profissões como: dentistas, desenhistas, digitadores, enfermeiras, trabalhadores de linha de produção, entre outras.

Confira o vídeo: