Buscar em:

MOBILIZE FISIOTERAPIA

NOSSOS SERVIÇOS




Massoterapia
Atualmente massoterapia é o termo moderno utilizado em substituição ao antigo termo massagem. Cronologicamente a massagem remonta à pré-história e provavelmente é a forma mais antiga de se promover, através das mãos, bem estar a outro indivíduo.

Apesar de ser uma das formas mais antigas de tratamento, não poderia ser mais atual sua utilização, visto que a massoterapia é altamente utilizada para combater os efeitos do estresse.

O estresse é, na verdade, uma reação de adaptação fisiológica e hormonal, ativada devido a fatores mentais e físicos. Essas reações são causadas por alterações hormonais mediadas por adrenalina, cortisol e noradrenalina, diminuindo a atividade do sistema parassimpático e aumentando a atividade do sistema simpático, fazendo o corpo reagir com aumento da pressão sanguínea, aumento do ritmo respiratório, sobrecarregando nossos órgão internos.

Muitas vezes, o estresse provém do nosso emocional. Angústia, ansiedade e sentimentos de culpa são alguns exemplos que podem levar ao estresse. Muita gente sente estresse quando tem que falar com o chefe, fazer uma prova ou falar em público. A gente sabe que estas ações não são perigosas. Mas a nossa mente liga o sistema de estresse e nós sentimos o pulso e a respiração aumentarem. Não há riscos se isto acontece de vez em quando. Mas se o nosso corpo está sob estresse 24 horas por dia durante muito tempo, podemos ter vários problemas. Algumas das consequências do estresse são: cansaço, irritação, dores na barriga, dores musculares, pressão alta, dificuldade de dormir ou problemas mais graves.

Várias alternativas existem para se combater o estresse e seus efeitos danosos. O mais natural é a massagem, pois o toque das mãos relaxa a musculatura e ativa o sistema parassimpático que, por sua vez, traz bem estar e relaxamento, pela liberação do hormônio ocitocina, que ajuda a combater o estresse, trazendo bons efeitos no tratamento da angústia e da ansiedade, aumentando a tolerância à dor, aliviando a tensão nos músculos gerando mais flexibilidade. A pressão sanguínea também tende a diminuir, além de melhorar o sistema imunológico do corpo.





VEJA TAMBÉM