Fisioterapia Aquática
Usa-se o termo Fisioterapia aquática, ou hidroterapia, quando realizamos os exercícios terapêuticos dentro de uma piscina aquecida. Algumas vezes, confunde-se o termo com hidroginástica, entretanto, esta é de uso do profissional de educação física, enquanto a hidroterapia, é realizada, exclusivamente, por fisioterapeuta que seleciona exercícios específicos para cada caso, portanto o paciente não realiza aulas tendo que acompanhar um grupo de pessoas em exercícios que podem causar risco à sua saúde. Aqui o atendimento é direcionado a necessidade do paciente.

A água aquecida à temperatura adequada, traz diversos benefícios dos quais o fisioterapeuta se aproveita deles para atingir seu objetivo terapêutico, seja para facilitar os movimentos ou estimular o ganho de força muscular do paciente, pois a água ajuda a sustentar parte do peso do corpo. Podendo ainda ser utilizada como terapia de prevenção ou reabilitação física.

Dentre os efeitos terapêuticos gerais, destaca-se:
- Alívio de dor
- Alívio do espasmo muscular
- Relaxamento
- Aumento da circulação sanguínea
- Manutenção e/ou aumento das amplitudes de movimento (ADMs)
- Reeducação dos músculos paralisados
- Melhora da força muscular (desenvolvimento de força e resistência muscular)
- Melhora da atividade funcional da marcha
- Melhora das condições psicológicas do paciente
- Máxima independência funcional

A indicação dentro da fisioterapia é geral, podendo ser utilizada em diversos áreas como:
- Reumáticas: artrite reumatoide, febre reumática, espondilite anquilosante, osteoartrites ou artroses, tendinites, bursites, capsulites, miosites, discopatias degenerativas, etc;
- Ortopédicas e Traumatológicas: fraturas consolidadas ou em fase de consolidação, alterações posturais, pós-lesões traumáticas como entorses, luxações, subluxações, lesões impactantes, além de pós-operatórios ósseos e articulares, entre outros;
- Neurológicas: Parkinson, Alzheimer, sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Raquimedular (TRM), Poliomielite, Polineuropatias, Traumatismo Cranioencefélico (TCE), Paralisia Cerebral (PC), Tumores do Sistema Nervoso Central, doenças degenerativas do Sistema Nervoso, como distrofias musculares, além de lesões periféricas de nervos, síndromes neurológicas, e pós- operatórios em geral;
- Respiratórias: asma brônquica, bronquite crônica, enfisema pulmonar, fibrose cística e sequelas de infecções respiratórias, pós-operatórios, etc.;
- Cardíacas: hipertensões, alterações valvulares, etc.;
- Endócrinas: obesos, alterações da tireoide, etc.;
- Psíquicas: depressão, autismo, doenças mentais e deficiências mentais em geral.