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Pilates
O alemão Joseph H. Pilates (1883-1967), criou um método de condicionamento físico e mental ao qual chamou de CONTROLOGIA. Em homenagem a seu criador, atualmente, este método é chamado de PILATES. Seus exercícios são baseados em seis princípios: concentração, controle, centralização, precisão, fluidez de movimento, e respiração. Segundo Joseph PIlates: "estes exercícios são o que as pessoas vão querer e precisar no novo milênio."

O método é composto de exercícios aparentemente suaves, mas os movimentos realizados proporcionam alongamento e a fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o estresse, desenvolver consciência e equilíbrio corporais, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular, tendo como um dos seus diferenciais a versatilidade e variedade de movimentos.

Como os exercícios são de baixo impacto e de poucas repetições, eles proporcionam resultados eficazes com menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-se praticável por atletas profissionais, pessoas sedentárias, adultos, idosos e crianças. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta.

Ao perceber melhoras em sua saúde física e mental, o paciente tem sua autoestima elevada, auxiliando, inclusive, em casos de depressão. O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade. Outra função muito apreciada é a de auxiliar no tratamento de problemas da coluna vertebral, pois trabalha também o fortalecimento da musculatura profunda que estabiliza a coluna. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.

Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente, a fim de prescrever os exercícios mais adequados. Alguns exercícios podem parecer extremamente difíceis de se realizar, desestimulando algumas pessoas, especialmente aquelas que possuem algum tipo de dor. Entretanto, deve-se saber que os exercícios são prescritos de acordo com a necessidade e capacidade de execução do paciente, ou seja, cada pessoa realiza dentro das suas capacidades, sem exageros e sem riscos.

O fisioterapeuta precisa dedicar muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades dos pacientes, para que se possa dar atenção plena para o máximo de resultado. Atendimentos individuais são os mais indicados, entretanto até duas pessoas por atendimento é possível dar a atenção necessária a cada um.


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