Osteopatia
A osteopatia é uma forma de terapia manual que reconhece e estuda as importantes relações entre as diversas estruturas do corpo (músculos, nervos, ossos, vísceras, etc) e como elas funcionam entre si, entendendo o corpo humano como uma unidade indivisível, assumindo que alterações em uma estrutura pode causar sintomas em outra parte do corpo.

O diagnóstico e tratamento são, essencialmente, manuais através de testes destinados e aplicados às diferentes áreas do corpo, onde se busca avaliar diferenças de tensão, assimetria, restrição de movimento e sensibilidade, a fim de se chegar a um diagnóstico osteopático da causa geradora dos sintomas apresentados; e em se tratando a causa, cessam-se os sintomas.

A osteopatia não trabalha com protocolos pré-prontos de tratamento, pois como entende que cada pessoa é única, do ponto de vista biopsicossocial, ou seja, um mesmo sintoma em pessoas diferentes, pode ter causas diferentes e portanto, tratamentos diferentes.

Para a abordagem do paciente, fazem parte do roll de técnicas da osteopatia, thrusts, mobilização articular, técnicas de energia muscular e neuro musculares, liberação miofascial, strain-counterstrain, e ainda técnicas viscerais e cranianas.

A osteopatia tem emprego em diversos problemas de saúde, como dores na coluna, dores de cabeça, tendinites, pós-entorse de joelho e tornozelo, artrose de quadril, pubalgias, epicondilites, síndrome do túnel do carpo, capsulite adesiva, entre outros distúrbios.